BLOG - HOME FOR YOU.
7 passos para economizar em uma obra
Economizar é a palavra do ano. Se você tivesse construindo ou reformando a casa dos seus sonhos, depois de ter juntado aquele dinheirinho suado… iria gostar de terminar a obra dentro do orçamento? Ou melhor, já pensou terminar tudo abaixo do orçamento previsto?
Maravilha, né? Fiz uma lista com 7 dicas para te ajudar a economizar numa obra, então papel e caneta na mão!
1. ESCOLHA DE ACABAMENTOS
Você já deve ter ouvido por aí que nem sempre o mais barato é o melhor. Bom, nem sempre o mais caro é o melhor também. Pesquise e pergunte, escolha o mais indicado! O material escolhido tem que ser adequado seu uso, ter qualidade e proporcionar segurança. Aquele porcelanato polido lindo e maravilhoso pelo qual você se apaixonou pode estar com um preço IMPERDÍVEL. Mas usar esse material no quintal é certeza de dor de cabeça: quebrar e fazer de novo, com o acabamento certo.
2. ECO VIBE
A pegada ecológica não é só conversinha, pode te ajudar a economizar! Quando falamos isso as pessoas logo associam a placas fotovoltaicas, reaproveitamento da água da chuva… o que é bem verdade! Tem outros materiais sustentáveis que, apesar de custar um pouco mais caro, dão economia ao longo dos anos na conta de água e luz:
- luminárias eficientes (com sensores)
- lâmpadas de LED
- torneiras com arejador
- torneiras economizadoras
Se quiser ler mais sobre iluminação inteligente, conheça um pouco dos produtos Brilia Sense.
3. QUESTIONE
Se você não entendeu alguma coisa no projeto, não tenha vergonha de perguntar! Um forro com muitos rebaixos e sancas, por exemplo, podem aumentar o custo, talvez seja possível simplificar e economizar um pouco. Tenha certeza que o projeto está adequado à realidade do seu orçamento!
4. SEMPRE QUE POSSÍVEL COMPRE TUDO NO MESMO LUGAR
Com projeto em mãos é mais fácil comparar os preços dos produtos, então orce em vários lugares. Ao comprar uma grande quantidade de produtos no mesmo fornecedor você consegue uma negociação melhor, como descontos ou flexibilidade na forma de pagamento. Se o problema for onde estocar tudo, converse com a loja. Muitas oferecem a opção de entrega parcial, nas datas combinadas, de acordo com o andamento da obra.
5. FAÇA UMA PESQUISA INTELIGENTE
Na hora de contratar você pode encontrar uma mega variação de preço. Não escolha o preço mais barato, escolha o mais justo. Já
ouviu falar naquela história de que o barato pode sair caro? Dá pra provar: se os profissionais não forem competentes, todo investimento e planejamento financeiro pode ir por água abaixo. Alguns exemplos são quebras e acidentes, atrasos atrás de atrasos, necessidade de refazer um serviço mal feito, entre outros.
6. PLANEJE POR ETAPAS
Antes de pensar em fazer uma casa enorme, seja racional nessa escolha. Mais metros quadrados significam mais verba durante a execução. Foque no quanto de espaço você realmente precisa.
Se você precisa mesmo de um projeto grande e o orçamento tá curto, seja sincero com o profissional que está trabalhando no seu sonho! Seu arquiteto pode te orientar a realizar a obra por etapas, apontar o que precisa ter prioridade e o que pode ser executado em um segundo momento.
7. FAÇA QUESTÃO DO PROJETO
Um erro comum é pensar que o gasto com projeto é dispensável. “Pra quê vou pagar isso num projeto se poderia estar usando esse dinheiro na obra?” Hello-ow, o que você pagou no projeto está sendo investido na obra!! Essa é a ferramenta mais eficaz para poupar dinheiro.
O projeto não é só um desenho, ele detalha cada etapa, te permite orçar e ver quanto tempo vai levar em cada uma delas, define a execução. As perdas geradas por projetos inexistentes (ou mal feitos) são grandes. Vão desde a escolha de materiais inadequados ao retrabalho. Em outras palavras? Perda de tempo e dinheiro. É aquela velha história:
“nunca temos tempo de planejar, mas sempre temos dinheiro para refazer”.
Fonte: Uol e Zap Imóveis