BLOG - HOME FOR YOU.

Casa Montessoriana

Você gostaria que seu filho crescesse em um ambiente seguro e estimulante, para inspirar ainda mais a curiosidade natural e o aprendizado dos pequenos? Tenho certeza que sim, né? Você já deve ter ouvido a palavra Montessoriano por aí… Quase sempre associada a quartos infantis. Mas sabia que esse é um Método de Educação e que não se restringe a apenas essa parte da casa?

Exemplo de quarto que aplica o método montessoriano. Projeto Nayara Macedo.

Exemplo de quarto que aplica o método montessoriano. Projeto Nayara Macedo.

 


 

Projeto Nayara Macedo

Projeto Nayara Macedo

Muitas pessoas buscam referências na internet e começam a replicar em casa. Mas isso pode ser muito perigoso, principalmente quando envolve a segurança das crianças… Um exemplo clássico é sair instalando espelhos baixos, na altura delas. Opa, peraí! Isso requer alguns cuidados! Cuidados esses que são pensados num projeto feito por um profissional.

Existem grandes chances de você não estar permitindo que seu pequeno explore ao máximo toda sua capacidade de aprendizado, por isso fique atento nas nossas dicas a seguir. E se você ainda não tem filhos, vale a pena se ligar no nosso post, segundo Maria Montessori, a família e a casa começam a ser preparados antes mesmo da chegada da criança!

Para Maria Montessori, criadora do método, cada experiência é uma oportunidade de aprendizado, por isso os ambientes devem permitir que as crianças sejam independentes e possam escolher o brinquedo ou material que vão usar naquela etapa.

A seguir listamos 4 adaptações simples para criar uma casa mais estimulante para as crianças. Nada de ficar só no quarto Montessori! Referências são ótimas para indicar a um profissional o que você procura, mas se for aplicar por conta própria, ressalto mais uma vez que deve ser preocupar com a segurança, acima de tudo!

 

1. A partir dos dois anos de idade a criança pode começar a interagir na cozinha. Instale uma mesinha baixa, com uma cadeira. Sobre essa mesa deixe sempre uma jarra com suco ou água, frutas e outros itens para que a criança possa fazer um lanche caso sinta fome e não seja horário de refeições.

Esse mobiliário da Ikea, por exemplo, permite que a criança seja mais independente

Esse mobiliário da Ikea, por exemplo, permite que a criança seja mais independente

 

2. Separe uma das gavetas mais baixas do armário para deixar objetos que a criança possa manusear sozinha, como pratos e copos de plásticos, talheres e guardanapos. Ou use um armário baixo, e aberto, para deixar tudo disponível para as crianças.

3. Ao escolher materiais para o mobiliário adaptado para as crianças, dê preferencia à madeira! Os materiais naturais estimulam a experiência do tato.

Cantinho de refeições

Cantinho de refeições

4. O banheiro deve ser preparado para a criança, ela deve alcançar a pia, e ser capaz de abrir a torneira e pegar sua escova sem ajuda. Muitos pais utilizam banquetas para isso, banquetas pequenas e bambas não oferecem nenhum conforto e segurança!

É possível pensar soluções no próprio móvel planejado para cumprir a função de degrau, de forma segura e firme.

É possível pensar soluções no próprio móvel planejado para cumprir a função de degrau, de forma segura e firme.

 

Cozinha pode ser espaço para criança!

Cozinha pode ser espaço para criança!

Agora que você já viu que esse método de aprendizagem não fica só no quarto dos pequenos, te convido a conferir o nosso álbum no Pinterest, com referências de decoração, objetos e atividades Montessorianas, é só clicar aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquiteta, Designer, mineira no exílio e a maior fã de bricolagens. Derrete toda por fotos de gatíneos, coleciona prints de instagram e registra suas aventuras no @jubhn.

 

Home é qualquer lugar que seu coração está. É seu lar, não necessariamente sua casa. Home não está na história atrás de você, está no mundo adiante.