BLOG - HOME FOR YOU.

Elementos Vazados
O sonho dos amantes do design e arquitetura é pensar no projeto de uma casa que contenha personalidade e acima de tudo que seja funcional. Em um país como o Brasil, que boa parte do ano é muito quente, nada melhor do que soluções que geram conforto trazendo ventilação e beleza, e por termos uma luminosidade natural fantástica claro que temos que fazer bom uso dela, não é mesmo?
Então para aqueles que não abrem mão de uma boa iluminação e ventilação, mas também querem certa privacidade nos seus ambientes ou fachada, deve com certeza considerar o uso de elementos vazados.

Montagem imagens do Pinterest
Eles estão dominando os espaços, seja eles comerciais ou residenciais. Podem ser usados nas residências, escritórios, lojas, restaurantes, jardins, muros e fachadas, sendo um ótimo elemento decorativo e ao mesmo tempo funcional.
Há uma grande variedade de modelos, mas vamos citar aqui os dois estilos mais utilizados.
COBOGÓ

Fonte digital Dingbat Cobogó desenvolvida por Guilherme Luigi.
Com certeza os cobogós cerâmicos são os queridinhos de todos. Ele é genuinamente brasileiro, criado na década de 20, em Recife. São baseados nos muxarabis – construídos em madeira nas regiões árabes.

Muxarabis árabes
Dividem ambientes, mantendo a circulação de ar, a privacidade do interior e filtram parte da luz solar, de uma forma estética e decorativa. Sua durabilidade é grande e sua instalação é relativamente simples.
Na época em que foi criado, era feito em cimento, de uma forma simples e rústica. Mas com o tempo passaram a ser produzidos em outros materiais como: cerâmica, vidro, limestrone, resinas, madeira, gesso, mármore e até em alumínio e aço inoxidável.

Tradições construtivas norteiam projeto Márcio Kogan
Seus desenhos e tamanhos são variados, assim como suas cores. Mesmo em estado bruto, cor de concreto, ou pintados de branco ou de cores fortes e existindo diversas formas, sejam elas arredondadas, quadradinhas ou triangulares, o cobogó se mantém atual, mesmo com o passar dos anos.

Fachada | Inspirada na escola Bauhaus. Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim
ELEMENTOS VAZADOS DE MADEIRA
Seguindo a mesma ideia do cobogó, esse sistema é muito usado para divisão de ambientes, quando esses são relativamente pequenos, sua forma tende a ser mais simples e leve, mas se necessário o painel pode ter uma estrutura mais grossa e rígida que possibilita a colocação em grandes vãos e com mais segurança e durabilidade.
Com o recorte a laser, é possível criar desenhos incríveis, conforme seu gosto, este painel pode ser utilizado na cor natural ou laqueado, na cor que preferir, combinando com o restante da decoração. Eles são charmosos e dão um ar misterioso ao ambiente. Fica lindo e oriental.

Exemplos de aplicações de painéis vazados de madeira.
Além desses dois modelos, quando se trata de elementos vazados, você pode usar a imaginação e criatividade. Se quer gastar pouco e deixar o ambiente lindo e funcional, que tal usar o tijolo normal, ou ate mesmo blocos de cimento? Isso mesmo, você pode compor uma parede com característica vazada utilizando-os de uma forma versátil, veja como fica incrível! Prático, barato e funcional.

Tanto o bloco de cimento quanto o convencional tijolinho, colocados de forma alternada cria um lindo efeito vazado.
Uma estante pensada de forma correta pode virar um lindíssimo elemento. Pode virar uma espécie de divisória para ambientes, otimizando e unindo esses espaços.

Estantes em madeira ou aço, como elemento vazado.
É só deixar a imaginação rolar quando o assunto é elemento vazado, pois as possibilidades são infinitas.

Restaurante e banheiro ousaram na aplicação dos elementos vazados. Utilizado ate mesmo no teto e no banheiro recortes em PVC.
[/author_info] [/author]