Não aceitamos Reserva Técnica (RT)! Você sabia?
Boa parte dos fornecedores de produtos e lojistas paga uma comissão financeira conhecida como Reserva Técnica (RT) para os profissionais pela indicação direcionada de clientes.
“Porém, a Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, caracteriza como infração disciplinar o ato de “locupletar-se ilicitamente, por qualquer meio, às custas de cliente, diretamente ou por intermédio de terceiros” (Art. 18)”. (Cau/BR)
Essa proibição é reforçada pelo nosso Coselho (CAU), considerando esta prática antiética e ilegal. O cliente procura o arquiteto pela sua responsabilidade técnica, mas com essa prática de indicação e comissão nos leva a pensar – O arquiteto indica o que é melhor para o cliente ou o que é melhor para seus “parceiros”?
Muitos aceitam essa prática de forma a complementar seus honorários, ou seja, projetos mais baratos, mas comissões gordas!!!!!
“É uma prática condenável, pois induz à perda da independência profissional, avilta os preços dos projetos e, às vezes, engana o consumidor quanto aos reais motivos de escolha de uma marca. Não é porque os preços do projeto são baixos que devamos subsidiá-los com a reserva técnica. Os preços se tornam baixos porque se pressupõe que o profissional já é bem pago pela RT. E o mais sério: os recursos para pagar projeto mais RT saem do bolso do consumidor lesado”. Afirma o então presidente do IAB, Demetre Basile Anastassakis.
Prezamos pela transparência com você! Nossos preços são justificados junto aos nossos valores.