BLOG - HOME FOR YOU.
Revestimentos, confira 8 soluções para gastar menos!
A cada dia temos mais novidades, tecnologia e soluções no mercado de revestimentos. Entre tantas possibilidades, ter atenção para adquirir o produto certo e um bom planejamento em mãos fará toda diferença no custo final da sua obra.
Sempre preze pela qualidade dos materiais utilizados na fase de acabamento. Afinal, o barato pode sair caro! É bom você ter um bom planejamento, avaliar todo o processo e ser capaz de tomar decisões cortando despesas desnecessárias ou gastando um pouco mais agora para economizar no futuro.
Economizar não significa abrir mão da qualidade! Então vamos economizar? Preparamos algumas dicas para você.
1. PLANEJAMENTO E MÃO DE OBRA
Pesquise bem antes de comprar seus revestimentos. O ideal é se planejar e consultar profissionais que possam oferecer soluções ideais para o que você busca. Que te auxilie em todas as fases da sua obra, seja para um pequeno cômodo ou a reforma da casa inteira. A escolha de um bom profissional, seja um arquiteto, engenheiro e mestre de obras, fará toda diferença e pode ajudar a economizar, eles ajudarão a evitar surpresas desagradáveis e te dar uma dimensão de tudo que precisa ser feito. E quando contratar não deixe de tirar suas dúvidas, deixe claro quanto você pode investir e interfira nas sugestões sempre que necessário.
2. USE E APLIQUE DE FORMA CORRETA
Nem sempre o revestimento mais barato ou o mais caro é o mais indicado. Cada material tem uma especificação de uso (por exemplo, na calçada use sempre pisos antiderrapantes – superfície áspera). Sempre verifique se as propriedades do material correspondem ao resultado que você quer ter. Busque por materiais duráveis e considere os serviços que serão necessários com determinada peça, como de limpeza e manutenção.
3. MERCADO E PREÇOS
Pesquise, busque orientação, visite lojas. Este mercado é muito competitivo, vá atrás de muitas opções, pesquise preços, marcas e aproveite as promoções e liquidações. É um investimento que você fará poucas vezes na vida, por tanto busque o melhor custo benefício do acabamento que quer utilizar e tenha cuidado com a qualidade do mesmo. Uma dica para quem quer revestir um local e precisa de uma quantidade maior de material, opte pelos revestimentos de preço por m², geralmente são ótimos e em grande quantidade sai mais em conta que os acabamentos que são vendidos valor por peça.
E sempre negocie com os vendedores; analise as melhores condições de desconto e exija garantias de entrega e qualidade. Assim, você pode achar soluções alternativas para possibilitar os pedidos e preços dentro do seu orçamento estimado.
4. PONTA DE ESTOQUE
Muitas lojas oferecem produtos ótimos em sua ponta de estoque. Uma ótima alternativa para quem quer descontos. É só ficar atento e escolher os matérias com as melhores condições de uso.
5. PRODUTO COMERCIAL
Algumas marcas trabalham com uma linha conhecida como linha comercial (ou linha “C”), que são peças com algum tipo de defeito, com baixo custo. Não é o ideal, dependendo da marca e do tipo de defeito ao invés de gastarem pouco terá um grande prejuízo. Mas algumas marcas são excelentes nessa linha, como a Ceusa. Escolhendo o acabamento e a marca certa você pode ter uma grande economia sem nenhum problema.
6. GASTOS FUTUROS
Escolhas atuais irão refletir em seus gastos futuros. Você deve pensar no que vai gastar depois quando sua obra estiver finalizada. Alguns materiais podem ser um pouco mais caros, mas podem fazer você economizar em suas contas futuras, como por exemplo, utilizar materiais sustentáveis. Você pode utilizar materiais usados em lojas de reciclagem e conseguir um ótimo preço por exemplo.
Outra sugestão de acabamento seria optar pelo piso laminado ou vinílico que tem efeito semelhante ao da madeira, e com custo menor. Sua manutenção, instalação e limpeza são mais viáveis, além disso podem ser desmontados, lavados e relocados em seu próximo imóvel, caso se mude. É uma ótima alternativa para quem busca o aconchego da madeira mas esta afim de economizar.
7. QUANDO COMEÇAR?
Se organizar para sua reforma vai permitir que você economize e se planeje priorizando a reforma por ambientes, de acordo com o seu bolso. Não há problema você reformar ambientes em épocas diferentes, para não prejudicar seu orçamento todo de uma só vez. E para quem esta construindo, é muito importante que a fase de acabamento seja feita depois de finalizada a fase estrutural de sua obra, para evitar falha na hora de quantificar seus materiais.
8. PRATICIDADE E FLEXIBILIDADE
Para quem esta reformando e esta com o orçamento curto, evitem muito quebra-quebra em sua reforma. Opte por soluções mais simples e rápidas que vão dar uma repaginada em sua cozinha ou banheiro sem quebrar nada. Por exemplo: trocar apenas o rejunte existente, pintar os azulejos revitalizando-os, utilizar adesivos para áreas molhadas e instalação de pisos sobre pisos. Evitando assim a quebradeira desnecessária otimiza seu tempo e te da uma grande economia, mas fique sempre atento a escolher materiais que sejam adequados.